Notícia

header background
Fevereiro 25, 2019 @ 8:57 pm by Luiz Silva

CF 2019 é tema de Formação Paroquial na Rainha dos Apóstolos

Nos dias 21 e 22 de fevereiro, a Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, localizada no bairro Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus, promoveu a Formação Paroquial sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2019, este ano com o tema “Fraternidade e políticas públicas” e lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). O encontro, que reuniu 53 participantes, dentre agentes de pastorais e comunitários, foi conduzido por Francisco Lopes, integrante da Comissão da CF na Arquidiocese de Manaus, e Maria Osvaldina Pinheiro, membro da Coordenação Executiva de Pastoral da Arquidiocese.

No primeiro dia de formação, Francisco Lopes abordou sobre as políticas públicas e o impacto dessas medidas na sociedade, no que favorecem e onde são mais deficitárias. Com base na diretriz “Ver, Julgar e Agir”, deu-se início ao primeiro ato com a iniciação ao tema da Campanha da Fraternidade, onde os participantes observaram a problemática apresentada.

Osvaldina Pinheiro ministrou a palestra da segunda noite, trabalhando os temas “Julgar e Agir”, momento que levou os participantes a refletirem sobre os problemas enfrentados pela sociedade atual e possíveis soluções nas óticas de comunidade e Estado, assim como identificar a responsabilidade de cada um em prol da resolução desses desafios.

“Devemos avaliar o que cada um de nós pode fazer e, juntos, nas pastorais, em casa, no trabalho, promover ações que contribuam para construção de uma política eficaz, porque é dever de cada cristão, e de cada cidadão, fazer a sua parte, participar, sair para missão”, ressalta Pinheiro.

Para exercitar o conhecimento do público presente, a turma foi dividida em equipes, a fim de expor os problemas considerados mais urgentes e propor ações concretas que possam contribuir para amenizar os problemas, no que tange as políticas públicas nas áreas da Saúde, Educação, Habitação, Previdência Social, Meio Ambiente, Cultura, Agrária, Direitos Humanos, Mulheres, Negros, Jovens e Questões Trabalhistas.

A formação contou ainda com o sorteio de duas camisas da campanha e encerrou com a bênção do pároco, Pe. Nelson Taffarel.

Abertura da CF 2019

A abertura da CF 2019 se dará na Missa de Quarta-Feira de Cinzas, no dia 06/03, às 19h, na Igreja Matriz da Paróquia, localizada na rua Washington Luís, n° 55.

Texto: Alita Falcão e Viviane Figueira
Fotos: Luiz Silva e Viviane Figueira

Sobre o autor

Posts relacionados

Comentários

No comments

Deixe um comentário