Notícia

header background
sao-vicente-pallotti-2201
Abril 21, 2020 @ 2:35 pm by Luiz Silva

Palotinos celebram 225 anos de nascimento de São Vicente Pallotti

O feriado nacional de Tiradentes (21 de abril) é uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier e coincide com o aniversário de nascimento de São Vicente Pallotti. Tiradentes (1746-1792) foi dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil, especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Personagem símbolo da conspiração denominada Inconfidência Mineira. É patrono cívico do Brasil, além de patrono das Polícias Militares e Polícias Civis dos Estados.

Vicente Pallotti, por sua vez, viveu na cidade de Roma, na Itália. Nasceu no dia 21 de abril de 1795 e morreu no dia 22 de janeiro de 1850. Nascido de uma família modesta, dotado de notável talento, teve as portas abertas à carreira eclesiástica. Ordenado presbítero em 1818, doutorou-se em Filosofia e Teologia na Universidade Romana La Sapienza. Excelente confessor e conselheiro, foi procurado, inclusive pelo Papa. Era um sacerdote extraordinário e sensível as necessidades humanas.

Pallotti foi pastor de prisioneiros e doentes. Fundou escolas noturnas e abrigos para jovens, organizou atividades de auxílio para os lavradores das vizinhanças de Roma, que viviam na mais absoluta miséria. Era conhecido pelos doentes, mendigos e vítimas de pestes. Foi um presbítero profundamente religioso. Sua força provinha de uma fé forte, fundamentada na sua contínua união com Deus, por meio da oração, da meditação e, sobretudo, da Eucaristia. Um dos últimos gestos de caridade de sua vida foi doar seu capote a um mendigo, quando fazia frio e chovia sem parar, o que lhe ocasionou uma forte pneumonia. Morreu em Roma, no dia 22 de janeiro de 1850.

Obra de Pallotti

Além de deixar um exemplo de vida no anúncio do Reino de Deus e no auxílio ao próximo, Vicente Pallotti no dia 09 de janeiro de 1835 teve inspiração para fundar uma instituição que motivasse todos a sentirem-se apóstolos e impelidos a agir como tais. Surgiu, então, a União do Apostolado Católico (UAC), constituída por padres, irmãos, irmãs, leigos e leigas. Anexa a essa estava a Sociedade do Apostolado Católico (formada por Padres e Irmãos Palotinos) a qual teve, dentre muitas outras missões, a função de ser uma força motriz para esta grande obra. Fazem parte da obra fundada por ele as Irmãs do Apostolado Católico Palotinas (Irmãs Palotinas) e as Irmãs Missionárias do Apostolado Católico.

Carisma profético

Vicente Pallotti pedia a Deus que durante a sua vida e após a sua morte, houvesse a continuidade e bênção da obra, com seus companheiros nela se empenhando com todas suas forças. Essa foi a missão que ele confiou aos Palotinos e Palotinas. A Igreja é, por natureza, missionária, Vicente Pallotti entendeu perfeitamente isso e procurou despertar em todos os seres humanos tal consciência. Responsabilizando, os que já eram capazes, de sempre dar testemunhos do Cristo vivo e ressuscitado, especialmente para os mais necessitados, como as multidões famintas, marginalizadas e empobrecidas de nossa sociedade. Hoje ele faria o mesmo se estivesse neste enfrentamento do novo coronavírus.

Vicente Pallotti era profundamente religioso. Suas forças e suas iniciativas provinham de uma fé forte, de sua contínua união com Deus, da oração e da meditação e, sobretudo, da Eucaristia. Conheceu bem a fortaleza interior da fé e da confiança em Deus ao longo de sua vida. Colocou sua obra sob a proteção de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos.

Canonização

Vicente Pallotti serviu totalmente à Igreja, até o fim de sua vida, em 22 de janeiro de 1850. Cem anos depois, em janeiro de 1950, Pio XII o proclamou Bem-aventurado. E João XXIII o canonizou, em 20 de janeiro de 1963, durante o Concílio Vaticano II. Ele, portanto, é o nosso Pai Fundador São Vicente Pallotti.

No dia 20 de janeiro de 2013, os Palotinos e Palotinas do mundo inteiro celebraram seus cinquenta anos de canonização com o lema: “Fazei resplandecer a santidade de Deus” (cf. Mt 5,16). Ainda, no dia 16 de maio de 2018, foi celebrado o bicentenário de sua ordenação presbiteral.

Enfim, tanto Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) e São Vicente Pallotti foram homens que a seu tempo e modo souberam dar sua contribuição em prol do outro, marcando, assim, a história de um povo. E neste dia (21 de abril) São Vicente Pallotti é celebrado em mais de 60 países no mundo, nos quais conta com a presença de seus filhos e filhas, herdeiros de seu carisma e espiritualidade.

Por Pe. Judinei Vanzeto, SAC

Sobre o autor

Posts relacionados

Comentários

No comments

Deixe um comentário