Notícia

header background
Fevereiro 22, 2019 @ 10:38 pm by Luiz Silva

“Sínodo para a Amazônia” reflete participação da Igreja na defesa da natureza e populações nativas

Integrando o amplo ciclo de debates preparatórios para o sínodo do Vaticano sobre a Amazônia, quase 40 líderes e representantes pastorais da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos participaram no último domingo, 17/2, do seminário “Sínodo para a Amazônia”. O evento foi ministrado pelo irmão marista João Gutemberg, que é membro da equipe de Métodos Pastorais e Formação da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam).

Com o tema, “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral”, o sínodo será realizado em outubro, no Vaticano, e é uma proposta do Papa Francisco em resposta à realidade da Pan-Amazônia.

“O Papa demonstra sua preocupação com caminhada da igreja, especialmente com as comunidades indígenas e ribeirinhas, que recebem pouca assistência. Que trabalho a igreja pode fazer na defesa dessa população nativa e da natureza, tão ameaçada por tantos que vêm explorar as riquezas da Amazônia. É uma preocupação global com a nossa casa comum”, disse o pároco da paróquia, Nelson Taffarel.

Segundo o irmão João Gutemberg, todos os nove países que compõem a Amazônia participaram dos debates que antecedem ao sínodo – Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa – dando suas contribuições acerca da temática.

“E para que todos nós, membros da igreja possamos entender mais sobre a Amazônia, os grandes riscos que ela corre, seu potencial e, sobretudo, sobre quais os caminhos que a igreja deve seguir nesse contexto, realizamos encontros com religiosos, agentes pastorais, nas áreas missionárias, nas paroquias, em organizações sociais, estivemos no Alto Solimões, também foram escutadas as lideranças das fronteiras da Amazônia e todos os países que terão representatividade no sínodo”, explicou o irmão marista.

Dinâmicas em grupos e cânticos despertaram os participantes para a importância da espiritualidade e para o conceito da ecologia integral, que trata da interação do ser humano com o meio ambiente. Os integrantes do evento também puderam opinar sobre os questionamentos centrais do sínodo. “Eles puderam discutir sobre as grandes perguntas e que respostas a comunidade quer sugerir para o sínodo. Isso é muito bonito, o Papa querer ouvir o povo da Amazônia”, avaliou irmão Gutemberg.

Para o coordenador da equipe de administração paroquial da Rainha dos Apóstolos, Osório Fonseca, a o seminário possibilitou uma maior compreensão sobre o sínodo para as lideranças pastorais. “Foi um presente de compreensão sobre a Palavra e sobre o sínodo. Ao compreender o que vai acontecer, compreendemos qual a função do irmão católico nessa Amazônia que está sendo discutida de maneira diferenciada”, afirmou.

Mais informações
O sínodo é a conferência global da igreja e, pela primeira vez na história, abordará a Amazônia como tema. O sínodo deve acontecer em outubro deste ano no Vaticano com cerca de 250 bispos de todo o mundo. Para levar ao papa Francisco a perspectiva das comunidades da região, a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), a Arquidiocese de Manaus e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) realizam entre os dias 7 e 9 de março um seminário preparatório junto à sociedade civil para discutir os aspectos social, ambiental e econômico da região. O evento será gratuito na sede da FAS e no auditório do Centro Pastoral da Arquidiocese de Manaus.

Texto e Fotos: Alita Falcão

Sobre o autor

Posts relacionados

Comentários

No comments

Deixe um comentário