Notícia

header background
Janeiro 28, 2019 @ 9:11 am by Luiz Silva

Vagas preferenciais para idosos e cadeirantes são demarcadas na Praça de Alimentação do Dom Pedro

Na última semana o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), demarcou quatro (04) vagas preferenciais para idosos e duas (02) vagas preferenciais para cadeirantes na Praça do Dom Pedro, pelo acesso a rua Washington Luís. O espaço em via pública poderá ser usado para frequentadores da área e público em geral, incluindo fiéis da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos.

A iniciativa realizada pelo órgão executivo municipal responsável pelo trânsito terrestre foi atender em especial o público que tem direito a vaga em um espaço onde não havia estacionamento assegurado e sinalizado.

WhatsApp Image 2019-01-27 at 14.58.32 (1)De acordo com o pároco da Rainha dos Apóstolos, Pe. Nelson Taffarel, os paroquianos que possuem direitos de acesso a essas vagas, que é de domínio público, poderão estacionar nos espaços. “Nosso bairro tem muito a avançar na questão de vias de acessos e calçadas que facilitem a circulação de idosos e cadeirantes. As vagas são um grande passo em busca da melhoria de vida dos moradores do bairro e para nossos paroquianos, que viram com bons olhos essa novidade”.

Com as vagas os paroquianos que frequentam celebrações e reuniões paroquiais terão seus direitos de estacionamento assegurados pelo órgão responsável em Manaus, o que irá garantir melhor mobilidade, pelo fato das vagas se encontrarem localizadas no estacionamento da praça em partes mais próximas ao acesso da entrada da paróquia pela rua Washington Luís.

Vagas preferenciais – A vaga especial é um direito assegurado por Lei Federal com uso regulamentado por Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% a portadores de deficiência.

WhatsApp Image 2019-01-27 at 14.58.32 (2)Credenciais para o estacionamento – O estacionamento em vagas especiais é permitido somente para quem tem a credencial. O documento é pessoal, intransferível e deve estar no painel do veículo ou em local visível. Se for constatado que outra pessoa usou o documento para estacionar na vaga especial sem a presença do credenciado, o documento será suspenso.

A credencial para vagas especiais é específica para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos e pessoas com deficiência física, visual ou com síndromes. Para obter a credencial, são necessários os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido (obtido no Manaustrans), comprovante de residência atualizado, cópia de RG e CPF e Carteira de Habilitação, caso o beneficiário seja o condutor.

WhatsApp Image 2019-01-27 at 14.58.32Para as pessoas com deficiência devem ser apresentados também o laudo médico constando diagnóstico, CID, carimbo e assinatura o médico especialista. A credencial pode ser adquirida no setor de atendimento do Manaustrans, localizado na rua Urucará, nº 1180, bairro Cachoeirinha, entre as ruas Parintins e Japurá. O funcionamento é de segunda a sexta, no horário das 8h às 14 horas.

Texto: Kamilla Lira / Pascom Rainha
Fotos: Nelson Mendonça / Pascom Rainha

Sobre o autor

Posts relacionados

Comentários

No comments

Deixe um comentário