Notícia

header background
Novembro 27, 2017 @ 10:10 am by Luiz Silva

Terção realiza Gesto Concreto no Oásis São José

O grupo Terção, composto por membros da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos e convidados, participou na manhã do último sábado, 25, da visita à Casa de Repouso Oásis São José, localizada na avenida Torquato Tapajós, no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus. O local acolhe as freiras salesianas, com idade entre 78 e 95 anos, e também é destinado ao desenvolvimento de trabalhos missionários. Além de presentes e doações, o objetivo da ação foi partilhar amor e troca de experiências com as irmãs.

Na ocasião, as irmãs salesianas compartilharam um pouco da sua trajetória de vida aos visitantes. Momento de nostalgia e de reviver períodos marcantes, como é o caso da irmã Elena Lima Verde (95), pioneira na casa, natural de Aracoiaba (CE). Passou a maior parte da vida na Região Norte, atuando em instituições como o Patronato Santa Terezinha, onde ajudava na formação cristã de adolescentes com educação e orientação, e o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, onde trabalhou no setor de alfabetização. Muito talentosa, guardava uma parte do seu tempo para exercitar seus dons artísticos como pintura, bordados e peças de gesso. Hoje, acometida pela doença de Alzheimer, está impedida de realizar essas atividades.

As freiras foram homenageadas com um lanche partilhado, momento em que foram feitas orações e entrega de cestas de presentes e doações. A animação ficou por conta dos salmistas Rodrigo Heck e Jackson Lima, que prepararam um repertório de canções especiais para ocasião.

Irmã Letícia Chaves, diretora administrativa da instituição, conta que a atividade teve um significado maior para as irmãs salesianas, a doação de si mesmo.

“Eu senti que vocês não vieram doar coisas vocês vieram se doar, trazer essa alegria, esse comprometimento, essa felicidade que se experimenta quando se faz um irmão feliz. Foi uma das manhãs mais felizes que a gente viveu e temos alegria por essa doação de vocês mesmos a cada um de nós”, ressalta ela.

O Terção surgiu em novembro de 2016 e é formado por um grupo de oito famílias. A iniciativa teve início quando quatro famílias se reuniram para fazer a Novena de Natal.

“Nós decidimos nos reunir para fazer a Novena de Natal em família. No início eram quatro famílias e hoje já são oito. Ao final da novena de dezembro, nós sentimos a necessidade de fazer algo a mais e foi nesse momento que surgiu a ideia do gesto concreto. O gesto concreto não é realizado apenas uma vez ao ano, mas sempre que possível, de acordo com a disponibilidade dos membros”, explicou Bruna Maia, integrante do Terção.

O nome Terção significa Terço em Ação, pois a finalidade dos encontros, que acontecem mensalmente, está além da oração do Terço. Em um ano de atividades, o grupo já ajudou o Abrigo Monte Salém, a Casa da Criança e até famílias da própria comunidade.

Texto: Viviane Figueira

Foto: PASCOM – Rainha dos Apóstolos

Sobre o autor

Posts relacionados

Comentários

No comments

Deixe um comentário