Notícia

header background
Maio 13, 2017 @ 9:51 pm by Luiz Silva

Papa Francisco canoniza Franciso e Jacinta Marcos

papa-fatima

No dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio, o Papa Francisco canonizou os pequenos pastores Jacinta e Francisco Marto, que cem anos atrás, tiveram as visões e receberam a mensagem de Nossa Senhora. Os dois morreram aos 10 e 9 anos, três anos depois das aparições de 1917, tornando-os os santos mais jovens da Igreja que não são mártires.

Foi também a primeira vez que uma canonização foi celebrada em Portugal e cerca de meio milhão de fiéis de todas as partes do mundo tomaram conta da esplanada diante do Santuário. Centenas de milhares de pessoas, muitas das quais dormiram ao ar livre para guardarem seus lugares, aplaudiram quando o Papa Francisco proclamou os irmãos Francisco e Jacinta Marto os novos santos da Igreja.

Ao chegar à Basílica de Nossa Senhora do Rosário, o Papa cumprimentou o sacerdote mais idoso de Portugal, de 104 anos, que viveu toda a história do Santuário, e rezou diante do túmulo dos pequenos irmãos. Na área externa, Papa Francisco incensou a imagem de Nossa Senhora, em cuja coroa está encravada a bala que atingiu o Papa João Paulo II no atentado sofrido na Praça São Pedro, em 13 de maio de 1981.

Duas enormes tapeçarias feitas de fotografias de um século de vida das crianças vestidas com roupas tradicionais de camponeses da época foram penduradas na igreja que agora é o ponto central do santuário visitado por aproximadamente sete milhões de pessoas por ano.

A história dos pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto, cativou os católicos desde sua primeira visão relatada, em 13 de março de 1917, que foi do inferno e de um clamor por oração e conversão que, se ignorada, levaria a outra guerra mundial.

A segunda foi um alerta de que a Rússia iria “espalhar seus erros” pelo mundo se as pessoas não se voltassem para Deus, e o terceiro segredo, só revelado pelo Vaticano em 2000, foi uma previsão da tentativa de assassinato do papa João Paulo 2º em 1981.

João Paulo 2º sobreviveu e deu a bala que o atingiu ao bispo de Fátima. Mais tarde ela foi colocada na coroa da estátua de Fátima, e muitos portugueses dizem que ela se encaixa perfeitamente, o que daria prova da visão.

“Fátima é sobretudo este manto de Luz que nos cobre, aqui como em qualquer outro lugar da Terra quando nos refugiamos sob a proteção da Virgem Mãe para Lhe pedir, como ensina a Salve Rainha, “mostrai-nos Jesus”. Queridos peregrinos, temos Mãe”. “Dos braços da Virgem”, disse o Papa, “virá a esperança e a paz que necessitam e que suplico para todos os meus irmãos no Batismo e em humanidade, de modo especial para os doentes e pessoas com deficiência, os presos e desempregados, os pobres e abandonados. Queridos irmãos, rezamos a Deus com a esperança de que nos escutem os homens; e dirigimo-nos aos homens com a certeza de que nos vale Deus”.

Concluindo, Francisco exortou os fiéis: “Sob a proteção de Maria, sejamos, no mundo, sentinelas da madrugada que sabem contemplar o verdadeiro rosto de Jesus Salvador, aquele que brilha na Páscoa, e descobrir novamente o rosto jovem e belo da Igreja, que brilha quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor”.

Confira o momento da canonização.

 

Fontes:

Canção Nova.
Extra Globo.

 

Sobre o autor

Posts relacionados

Comentários

No comments

Deixe um comentário