Histórico

header background

Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos

A Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos pertence ao Setor IV da Arquidiocese de Manaus e abrange as áreas do Conjuntos D. Pedro I e II, Déborah, Kyssia, Tropical, Jerusalém.
O nome foi dado em homenagem ao valor e importância que o título de Maria Rainha dos Apóstolos tinha para o fundador da União do Apostolado Católico, São Vicente Pallotti, que fez o propósito antes de se tornar sacerdote, de permanecer no Cenáculo com Maria e com todas as criaturas para receber a abundância do Espírito Santo.
A SEMENTE É PLANTADA
A Comunidade foi assumida em sua dimensão Pastoral pelos padres da Sociedade do Apostolado Católico, conhecidos como Padres Palotinos. Seu pioneiro foi o Pe. Jose Maslanka, com a celebração da primeira missa realizada na Praça D. Pedro, no dia 05/08/1973, continuando ao ar livre até dezembro do mesmo ano.
A SEMENTE PRECISA SER REGADA
A Construtora Flávio Espírito Santo que estava construindo os Conjuntos, construiu um pavilhão muito simples que serviria de igreja. Em 25/12/1973, embora mal acabado, foi realizada a primeira missa no novo local, com a primeira turma de crianças da 1ª Eucaristia, preparadas por D. Cleire.
Após a partida do Pe. José para o município de Novo Airão, assume o trabalho os padres Ilvo Santo Rosato e Elói Roggia, os quais atendiam a Paróquia de N. S. de Fátima (Praça 14), ficando a comunidade como Capela. Já em 1974, com a iluminação e o quadro da Rainha dos Apóstolos, é feita a benção solene.
Com a chegada de Pe. Celestino Ceretta em 1977, a Comunidade era tida como Paróquia apenas por um acerto verbal entre D. João de Souza Lima e os padres Ilvo e Nelci.
A Comunidade começa a receber mais moradores, os quais começam a freqüentar as celebrações. O Pavilhão que servia de Igreja ficou pequeno para o número cada vez maior de pessoas e a comunidade começa a se consolidar. No inicio de 1980, Pe. Celestino entra em contato com D. Milton para criação oficial da Paróquia.
Em 18/05/1980 é celebrada uma missa festiva, a qual é presidida pelo Cônego Walter Nogueira, onde foi implantada oficialmente a Paróquia N. S. Rainha dos Apóstolos e Pe. Celestino Ceretta é nomeado como seu primeiro pároco, passando a morar na própria Comunidade.
Com a convivência foi percebendo que havia muito trabalho a ser feito. Sentindo a necessidade de mais padres para ajudá-lo, trás ao voltar de suas férias no Sul, o primeiro colega para dividir com ele as tarefas.
NÃO PODEMOS DEIXAR A SEMENTE MORRER
O Pavilhão torna-se pequeno e quente, seu aspecto não tinha ambiente para a oração e o culto. Surge a inquietação de um novo espaço, maior e adequado para as celebrações, com mais dependências para realizações de atividades.
Esta idéia já vinha sendo cogitada desde 1978 pelo presidente da comunidade, o qual foi seu principal mobilizador. O mesmo morre num acidente e os ânimos diminuem. No ano seguinte Pe. Celestino lança a idéia nas celebrações.
PÕE TEUS DONS A SERVIÇO
Atendendo o chamado para construção de uma nova Igreja, surge um casal de arquitetos que se dispõem a contribuir com seus conhecimentos. Até 1980 estudam tudo que seria necessário para essa construção. Neste mesmo ano, é celebrada a missa com a bênção da pedra fundamental por D. Milton.
A SEMENTE DÁ SEUS SINAIS DE VIDA
Em julho de 1982 são cravadas as estacas para que futuramente as paredes venham a ser levantadas. Como a situação financeira não era boa, foi solicitada ajuda da ADVENIAT e da Província dos padres Palotinos. Vendo esta iniciativa, a comunidade que já tinha organizado os movimentos de ECC e Catecumenato, jovens e a catequese, começa a se mobilizar para ajudar a arrecadar recursos.
Na festa da padroeira Rainha dos Apóstolos em 29/05/1983, foi celebrada a missa sob o telhado da nova Igreja, a qual começou com uma procissão saindo do Pavilhão. Somente em 1986 é que foi concluído as obras do novo prédio.

A ÁRVORE CRESCEU E ESTÁ DANDO MUITOS FRUTOS

A Paróquia cresceu e continua crescendo com bons frutos. Hoje é composta pelas Comunidades de São Mateus, Santa Teresinha, Sagrado Coração de Jesus, São Vicente Pallotti.