Notícia

header background
Novembro 23, 2017 @ 8:17 pm by Luiz Silva

Formação – A importância dos leigos para a Igreja

Com base nas diretrizes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que instituiu 2018 como o Ano do Laicato, a Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos realizou na noite da última terça-feira, 21/11, uma formação com membros de diversas pastorais e representantes de outras paróquias da comunidade para falar sobre a importância dos leigos dentro da Igreja.

O encontro foi marcado pela palestra do procurador de Justiça e ministro leigo Públio Caio Bessa Cyrino, que reforçou a missão dos leigos em diversos setores no mundo como membros ativos da sociedade e da vida cristã. Na ocasião, também houve a apresentação da primeira coordenação do Conselho de Leigos e Leigas do Setor Alvorada, composto pelos agentes pastorais Dayse Conceição Barros (coordenação), Lêda Ramos (secretária), Samuel Ferreira (tesoureiro), Marcelo Oliveira (vice-coordenador) e Daisy Souza (vice-secretária).

As formações pastorais integram o calendário de atividades da Rainha dos Apóstolos e, no próximo ano, também serão levadas a todas as paróquias e áreas missionárias do Setor Alvorada. Estiveram presentes na formação de leigos as paróquias Cristo Redentor e Santo Afonso, entre outras. Ao fim do encontro, o pároco Nelson Taffarel proferiu bênção aos participantes e reforçou que no próximo domingo, 26/11, se inicia o novo ano litúrgico, que será dedicado aos leigos, com a celebração do ‘Dia do Cristo Rei do Universo’.

ed460f0e-b57d-4901-831c-543e4d19b968

Saiba mais

Na Igreja existem as diversas vocações: a sacerdotal, a diaconal, a religiosa e a leiga. Todas são muito importantes e necessárias, pois brotam do Batismo, fonte de todas as vocações.

Antigamente, a missão do leigo era relegada a segundo plano, valorizando-se só o sacerdócio e a vida religiosa. Mas depois do Concílio Vaticano 2, a vocação e missão dos leigos foram revalorizadas, conferindo-lhes a mesma dignidade dos sacerdotes e religiosos.

Dentro da comunidade eclesial, os leigos são chamados a desempenhar diversas tarefas: catequista, Ministro da Eucaristia, agente das diferentes pastorais, serviço aos pobres e aos doentes. São chamados também a colaborar no governo paroquial e diocesano, participando de conselhos pastorais e econômicos.

Texto: Alita Falcão

Foto: Ana Rita Santos – Pascom Setor Alvorada

Sobre o autor

Posts relacionados

Comentários

No comments

Deixe um comentário