Notícia

header background
Dezembro 1, 2016 @ 2:13 pm by Luiz Silva

Tempo do Advento

Início: Primeiro Domingo do Avento

Término: 24 de dezembro, à tarde

O Advento (do latim Adventus: “chegada”, do verbo Advenire: “chegar a”) é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede a segunda maior festa cristã: o Natal do Senhor.

Neste tempo, celebramos duas verdades de nossa fé:

Do início até o dia 16 de dezembro, a Igreja se volta para a segunda vinda do Salvador (a Parusia), e vive a alegre expectativa da segunda vinda d’Ele, em poder e glória, que vai acontecer no fim dos tempos em dia e hora desconhecidos .

A partir do dia 17 até o final, a Igreja se volta para a primeira vinda do Salvador, que se encarnou no ventre de Maria e nasceu na pobre gruta de Belém, comemorando a vinda do Filho de Deus entre os homens.

Duração do tempo: quatro semanas

Espiritualidade: Esperança

A espiritualidade do Advento é marcada por algumas atitudes básicas: a preparação para receber o Cristo; a oração e a vivência da esperança cristã. A preparação para receber o Senhor se dá na vivência da conversão e da ascese. Precisamos ter um olhar atento sobre nós e a realidade que nos cerca e nos empenharmos para correspondermos com a ação do Espírito de Deus que quer restaurar todas as coisas.

Ensinamento: Anúncio da vinda do Messias

Cor: Roxa

O terceiro Domingo é chamado Domingo “Gaudete”, ou seja, Domingo da alegria. Essa alegria é por causa do Natal que se aproxima. Nesse dia, pode-se usar cor-de-rosa. É uma cor mais suave.

Personagens bíblicos mais lembrados nesse tempo: Isaías, João Batista e Maria.

Dois personagens bíblicos ganham destaque na celebração do Advento: Maria e João Batista. Ela porque foi escolhida por Deus para ser a mãe do Salvador, e ele porque foi vocacionado a ser o precursor do Messias. Ela se torna modelo do coração que sabe acolher a Palavra e gerar Jesus. Ele se torna modelo de uma vida que sabe esperar nas promessas de Deus e agir anunciando e preparando a chegada da salvação. Em ambos se manifesta a realização da esperança messiânica judaica e o anúncio da plenitude dos tempos.

O Símbolo mais comum desse Tempo é a Coroa do Advento, com quatro velas a serem acesas a cada Domingo.

Sobre o autor

Posts relacionados

Comentários

No comments

Deixe um comentário